Tipos de casamento no tempo do apóstolo paulo

Palavras pregadas por Fernando Leite durante sua exposição no texto de 1Coríntios 7.10-16.

Nos tempos em que o apóstolo Paulo estava escrevendo esta carta (1Coríntios), existiam praticamente quatro formas distintas de casamento aceitas pela sociedade de Corinto.

A primeira delas era o Contubernium: união feita entre escravos, normalmente autorizada pelo senhor dos escravos, que também determinava o tempo de duração.

Uma segunda forma de união era o Usus: consistia no reconhecimento das pessoas que viviam juntas há mais de um ano como casadas.

A terceira forma era o Coemptio in manum: o pai vendia sua filha, após um acordo, para casar-se com alguém.

Por fim, a quarta forma era o Confareatio: casamento de nobres. Posteriormente, a igreja católica e também a reforma acabaram por assimilar a idéia desse casamento de nobres, fazendo-o ter uma forma muito próxima aos casamentos de hoje. Esses tipos de casamento, como podemos ver, ainda existem em nossa sociedade, ainda que em diferentes proporções e com algumas diferenças.

 

Se você sabe inglês, acesse aqui o texto de onde essas informações foram extraídas, por John MacArthur (clique).

 


Comentários

3 respostas para “Tipos de casamento no tempo do apóstolo paulo”

  1. FOI BOM ACHAR SEU BLOG. pERCEBEI QUE HÁ NA nET PESSOAS INTELIGENTES QUE POSTAM IMAGENS E FOTOS BOAS PRA SE VER E LER. PARABÉNS.

  2. Saudações e parabéns pelo blog!

  3. Entressante e esclarecedor dos casamentos mas no presente vivemos do mesmo modo pois a sociedade tudo permite mas que lo señor lhe bendiga .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *