Por Paul Tripp

Quando eu era um pastor mais jovem, não entendia o ministério. Não entendia as pessoas para as quais tinha sido chamado ou a melhor forma de servi-las. Tenho certeza de que disse e fiz coisas úteis. Eu realmente me esforcei para compartilhar a sabedoria da Palavra de Deus, mas faltava algo meu ministério.

Então, um dia, no mistério da sabedoria amorosa e sábia de Deus, eu me deparei com o Salmo 145. Eu já o havia lido muitas vezes antes, mas neste momento específico, mudou minha vida. Isso não é um exagero – ele realmente me transformou, como também transformou meu ministério. Embora esteja longe de estar completo, desde então eu vivo com essas mudanças.

O Salmo 145 (especificamente o versículo 4) me confrontou com a visão geral da qual Deus me chamou: “Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos” (Sl 145.4 NVI).

Aqui está minha pergunta para você hoje: você está permitindo que o Salmo 145.4 transforme seu ministério diário?

Mesmo que você não ocupe uma posição “oficial” dentro de sua igreja ou organização ministerial (paga ou voluntária), você ainda é  chamado para participar da obra do reino de Deus. Como filho do Redentor, você tem uma responsabilidade de ministério por toda a vida.

Quer seja:

  • Facilitando um estudo da Bíblia
  • Ensinando a Escola Dominical
  • Conversando com adolescentes no grupo de jovens
  • Liderando a adoração corporativa
  • Pregando um sermão
  • Criando seus próprios filhos
  • Encorajando seu cônjuge
  • Incentivando alguém que está sofrendo
  • Conversando informalmente com um amigo
  • Orientando um crente mais jovem
  • Compartilhando o evangelho com um não crente

Você deve ter um objetivo para cada interação: recomendar a impressionante glória das obras do Senhor à outra pessoa.

Deus enviará pessoas que estão esquecidas, desencorajadas, vazias, enganadas, seduzidas, cativas ou cansadas na sua direção. Seu trabalho é ajudá-las a ver e lembrar da impressionante glória de Deus – a glória de Sua graça, sabedoria, poder, fidelidade, soberania, paciência, bondade, misericórdia e amor.

Além disso, é seu chamado conectar especificamente e de forma prática essa glória à sua experiência cotidiana de uma maneira que envolva seu coração e transforme sua vida. Deve ser muito mais do que mera disseminação intelectual de informações.

Qualquer que seja o momento do ministério, seu trabalho é recomendar a impressionante glória das obras do Senhor à outra pessoa. Que grande e santo chamado!

Caminhamos com outras pessoas que estão empenhadas em celebrar a glória de Deus, mas elas esqueceram suas obras e precisam de ajuda para se lembrar. Quando o coração delas for capturado pela glória de suas obras, eles crescerão em disposição de abandonar seu plano de auto-glória pelo plano mais magnífico de Deus.

Ainda mais emocionante é a promessa do legado geracional. Eles não apenas se lembrarão e viverão à luz da glória de Deus hoje, mas também transmitirão essa celebração à geração de amanhã!

Este é o chamado a todos os filhos de Deus: dar vista aos olhos dos cegos, inspirar lembranças e restaurar a celebração de corações que foram sequestrados por alguma substituição horizontal da glória.

Perguntas para reflexão
  1. Quais são algumas das distrações que tendem a atrapalhar o ministério do Salmo 145?
  2. Quais obras impressionantes de Deus você já experimentou? (Leia todo o Salmo 145 para se inspirar.)
  3. Quem você conhece atualmente que está esquecido, desanimado, vazio, enganado, seduzido, cativo ou cansado?
  4. De quais obras impressionantes de Deus elas precisam ser lembradas?
  5. Como você pode conectar essa glória específica à sua experiência cotidiana?

Original em PaulTrip.com
Tradução de Robinson dos Santos

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *