O caminho do sábio para instruir os filhos sobre sexo

A educação sexual dos filhos é uma questão atual muito relevante. Mas, que importância nós pais cristãos damos a isso? A grande pressão que existe na busca por soluções para vários problemas relacionados à sexualidade, como AIDS, gravidez na pré-adolescência e adolescência, e os vários tipos de doenças venéreas, têm sido em torno dos aspectos biológicos e psicológicos.

Entretanto, os pais cristãos precisam considerar que existem coisas mais importantes do que as expressões biológicas dos impulsos sexuais de seus filhos e suas consequências. Os pais precisam enxergar muito mais do que isso, e especialmente focar o coração de seus filhos para que possam orientá-los sexualmente. Precisam entender que é o coração que determina a atividade sexual deles e se o coração dos filhos for puro, os pais não precisarão ficar receosos quanto ao tamanho dos impulsos deles; mas se o coração dos filhos for impuro, certamente enfrentarão muitos problemas.

O mundo em que vivemos não reconhece que é do coração que vem a imoralidade sexual (Mc 7.21) e que o pior inimigo dos filhos está no coração deles. Além disso, somos lembrados a cada dia de que os conceitos a respeito do que é imoral ou moralmente correto na vida sexual são agora diferentes do que eram antes. Os princípios cristãos que serviram de base e nortearam o padrão para gerações de famílias estão cada vez mais ausentes. Não podemos nem perder o foco e nem ceder às propostas de uma cultura distante de Deus e do padrão das Sagradas Escrituras, se queremos instruir a próxima geração no caminho da sabedoria sobre a sexualidade.

Gostaria de desafiar e encorajar os pais cristãos que desejam instruir seus filhos no caminho da sabedoria divina, a observarem com temor e tremor as seguintes recomendações bíblicas:

  1. Ensine seus filhos sobre os perigos do pecado sexual – Pv 5.1-6.
  2. Certifique-se que seus filhos compreendam as consequências do pecado sexual – Pv 5.7-14.
  3. Mostre a eles que foi Deus quem criou o sexo e que o sexo é bom desde que desfrutado no contexto apropriado e segundo a orientação bíblica – Pv 5.15-20.
  4. Ensine seus filhos que o pecado sexual é escravizador – Pv 5.21-23. Quem se rende às tentações sexuais se torna prisioneiro do próprio pecado.
  5. Faça seus filhos entenderem que a queda na tentação sexual começa no coração – Pv 6.25; 7.25
  6. Mostre a seus filhos que a chave para resistirem à tentação sexual é manter o coração puro – Pv 39.9; Sl 119-9.

Deus nos abençoe!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *