Minha confissão embaraçosa de 2020

Por Paul Tripp

Eu tenho uma confissão a fazer. É embaraçoso e humilhante, mas estou disposto a fazê-la publicamente.

Por que estou divulgando essa luta pessoal? Porque, primeiro, não há nada que você possa descobrir sobre mim que eu ainda não tenha sido coberto pelo sangue de Jesus. E segundo, eu sei que não sou o único que luta com isso.

Espero que, ao fazer esta declaração, eu encoraje vocês a serem honesto também.

Esta é a confissão: Nem sempre estou animado ou motivado para ler a Bíblia.

Eu sinto o peso e constrangimento, especialmente no início de um novo ano, quando estamos sendo solicitados a iniciar os planos de leitura da Bíblia.

Então, hoje e na próxima semana, quero encorajá-los e inspirá-los a perseverarem em seu estudo pessoal da Bíblia. Quero compartilhar oito bênçãos que podem mudar a vida e mudar o coração.  Bênçãos que só vêm ao passarmos tempo na Palavra de Deus.

Aqui estão os quatro primeiras:

Consciência de Deus

As escrituras são tão importantes porque é onde descobrimos Deus. Se formos criados para Ele, projetados para caminhar em estreita comunhão com Ele, e chamados a amá-lO e servi-lO, como podemos fazer essas coisas sem primeiro conhecê-lO?

O tempo pessoal na Bíblia estimulará a consciência a respeito de Deus. Retornar consistentemente à Palavra impedirá a amnésia sobre Deus. Como pecadores, estamos em constante perigo de esquecer (em um nível prático) que Deus existe.

Autoconsciência

A segunda coisa mais importante por trás de um conhecimento de Deus que muda a vida é um profundo e humilde conhecimento de si mesmo. É por isso que Deus nos abençoou com o espelho que é a sua Palavra (Tiago 1:22-25). Olhando para ela, regular e atentamente, fornecer-nos-á uma imagem precisa de quem somos e a profundidade das nossas necessidades.

Todos nós devemos abandonar a noção de que ninguém nos conhece melhor do que nós mesmos. Enquanto o pecado existir, haverá bolsões de cegueira espiritual em todos nós (Jeremias 17:9).

Conhecimento do Plano de Deus

Você e eu fomos projetados para viver para algo muito maior do que nós mesmos – “Venha o teu reino, seja feita sua vontade, na terra como no céu” (Mateus 6:10). Mas o que significa na prática buscar o reino de Deus todos os dias?

A resposta é declarada em páginas após páginas das Escrituras. A Bíblia pinta um retrato de como parece ser a nossa vida quando moldada pelo que Deus quer para ela. Estudar as Escrituras nos resgatará dos confins claustrofóbicos de nossos pequenos reinos de si mesmo e nos entregará ao seu grande reino de glória e graça.

Transformação pessoal

O que é que Deus está fazendo aqui e agora em sua vida? Posso lhe dar a resposta em uma palavra: mudança. Sim, o poder do pecado foi quebrado, mas a presença do pecado ainda permanece, então Deus está trabalhando por meio da graça para transformá-lo progressivamente.

Eu amo a metáfora de Isaías 55:13 – um arbusto de espinho torna-se uma árvore de cipreste. Quando você permite a chuva da Palavra de Deus regar sua alma, você não se torna uma melhor interpretação do que você já foi. Não. Pela graça, você se torna algo radicalmente novo e organicamente diferente!

Então continue lendo sua Bíblia esta semana. Como o nosso mundo procura desesperadamente por um propósito em 2020, esse mesmo foi-nos entregue à mão, pela graça.

Dentro das páginas das Escrituras, você vai desbloquear o significado da vida, descobrir quem você está projetado para ser, receber uma declaração de missão para a sua existência e literalmente experimentar um “novo ano, novo você” (pelo poder do Espírito Santo).

Isso soa como a resolução de Ano Novo mais significativa que você poderia fazer. E a melhor parte? É uma resolução que você pode fazer todas as manhãs para o resto de sua vida (Lamentações 3:22-23)!

 

Perguntas para reflexão:

  1. Existe algo que constantemente distrai você de ler a Bíblia? Que parte do estudo das Escrituras você mais tem dificuldade?
  2. Qual é um aspecto do caráter de Deus que você precisa ser mais lembrado hoje? Você já experimentou uma amnésia sobre Deus recentemente?
  3. O que é algo que a Palavra de Deus revelou sobre você? Como você está respondendo a essa revelação?
  4. Onde Deus está chamando você a abandonar seu próprio reino e contribuir para o seu reino esta semana? Seja específico ao considerar o que você pode precisar sacrificar.
  5. O que você mais quer mudar sobre sua vida em 2020? Isso é impulsionado pelo amor-próprio ou amor a Deus? Que prioridades você precisa mudar para entrar na página da agenda de Deus para a transformação pessoal?

Original em PaulTripp.com
Tradução de Robinson dos Santos


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *