Por Paul Tripp

Série: A família baseada na graça

Na série atual de devocionais, estou compartilhando com vocês cinco palavras que mudam radicalmente as famílias. Na semana passada, escrevi sobre a primeira: RENDIÇÃO.

A segunda palavra que é essencial para construir uma família baseada na graça é PROPÓSITO.

Em minha experiência profissional como conselheiro – e em minha experiência pessoal como um marido, um pai, um filho e um irmão falho, percebi que nossa atitude automática é perseguir nossa própria felicidade. Em outras palavras, a motivação de um humano pecador é a felicidade, ainda que temporária, momentânea.

Não sei se você já reparou, mas isso não funciona muito bem. Por quê? Bem, primeiro, porque o mundo é um lugar caído; a vida não funciona do jeito como queremos, e isso nos frustra e causa dor – o oposto da felicidade que buscamos. Segundo, quando cada indivíduo persegue sua própria felicidade, provavelmente esses interesses entrarão em rota de colisão e alguém (ou todos) não vai conseguir o que lhe traz felicidade.

Mais do que isso, a principal razão pela qual nossa agenda pessoal de busca pela felicidade falha é o fato de que Deus tem um propósito ainda maior para a humanidade: santidade. Deus não se opõe à sua felicidade, nem à sua satisfação, mas ele tem um plano melhor para sua vida: realizar uma transformação radical e contínua em seu coração.

Um dos instrumentos principais de Deus para essa transformação é a família. Ele vai colocar você em um casamento com uma esposa imperfeita. Ele lhe dará um filho imperfeito. Ele escolhe você para se submeter a pais imperfeitos e dividir o quarto com irmãos imperfeitos.

Em meio a essa bagunça, Deus quer mudar seu coração. Ele quer produzir em você o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23).

A questão é: você vai aceitar o propósito de Deus ou vai lutar pelo seu próprio?

Veja, a razão pela qual as famílias passam por tantos conflitos é que os membros dessas famílias resumem seus propósitos de vida à procura pela felicidade. E quando algo interfere nessa busca – e certamente isso acontece -, as pessoas não conseguem o que procuram e começam a despejar raiva, amargura, criticismo e inveja sobre seus cônjuges, filhos, pais ou irmãos.

Mas o fruto do Espírito nos ajuda a construir a família dos sonhos. Imagine viver com uma esposa que é sempre gentil. Imagine viver com filhos que estão sempre alegres. Imagine viver com pais que são sempre pacientes. Imagine viver com irmãos que são sempre pacíficos.

Seja honesto consigo e com Deus hoje. Em seus relacionamentos familiares, quais propósitos estão direcionando seus pensamentos, suas palavras, ações e reações?

Não exija felicidade. Se você fizer isso, perderá a chance de construir a família dos seus sonhos.

 

Original em PaulTripp.com

 


Comentários

Uma resposta para “A Família dos seus sonhos”

  1. A Paz do Senhor querido, que Deus continue o abençoado.
    Realmente tudo o que escreveu é a mais pura verdade. Hoje vivo um divorcio – estou lutando em Cristo para mudar isto (ore por minha casa Alessandro e Barbara) -, onde o cenário foi nos últimos tempos realmente este cada um olhando por seu próprio umbigo esquecendo que casamos para servir o outro.

    Hoje digo aos maridos, não espere que sua mulher se levante e faça seu café da manha, levante-se vc e faça o café dela. Digo as esposas, não espere que seu marido retire a toalha molhada de cima da cama, vai lá você e retire a toalha. Estamos aqui nesta vida para servir um ao outro, é simples assim.

    Quando sua esposa quiser falar, pare o que esta fazendo e a escute de verdade e no dia seguinte torne você ao assunto do dia anterior, isto fará ela ver que você presta a atenção no que ela diz. Mulher quando seu marido chegar em casa, deixa ele chegar de verdade antes de começar a falar, deixa ele se desligar do mundo externo antes de começar a despejar suas ansiedades.

    Atitudes simples, geram resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *